quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Dados Profissionais

Quando tinha oito anos, Josef Breuer entrou no Ginásio Acadêmico de Viena, onde se graduou para o colegial em 1858. Ele então foi para a universidade de Viena por um ano para estudos gerais, antes de entrar na universidade médica em 1859, formando-se em 1864. Após defender sua tese de doutorado em 1867, Breuer imediatamente tornou-se assistente do internista Johann Ritter Von Oppolzer (1808-1871) na clínica médica em Viena. Na sua posição ele pesquisou acerca das questões fisiológicas da temperatura na regulação da respiração. Quando Oppolzer morreu em 1871, Breuer desistiu da sua assistência e entrou na prática privada. No seu período ele fez investigações épicas na anatomia e função do ouvido interno, descrevendo o que é agora conhecido como a teoria Mach-Breuer do ouvido interno. Esta pesquisa foi a base para a sua habilitação para medicina interna em 1875, quando ele recebeu a "venia legendi" – a permissão para ensinar como docente privativo. Ele desistiu da sua venia legendi 10 anos depois, provavelmente tanto por causa das altas demandas da sua prática médica, e porque ele sentiu que foi erradamente negado o acesso a pacientes para fins educacionais.Breuer não teve pupilos e nenhuma afiliação permanente com universidades ou institutos, mas ele foi um dos grandes fisiologistas do séc. XIX. Seu maior trabalho científico – feito com o professor Karl Ewald Konstantin Hering em Josephinum em Vienna – rendeu-lhe uma grande fama. Sua próxima pesquisa foi sua longa série de investigações da função do labirinto (ouvido interno), memorável pela sua importância e mais ainda, pois ele a conduziu privadamente, trabalhando em sua própria casa e financiado somente pela sua prática médica. Em 1873 ele descobriu a função sensorial dos canais semicirculares no ouvido interno e sua relação com o senso de equilíbrio.

O conceito da teoria psicológica de Breuer remonta do seu tratamento à Bertha Pappenheim, conhecida pelo pseudônimo Anna O, uma mulher de 21 anos seriamente com distúrbios mostrando vários sintomas histéricos, no verão de 1880. No seu tratamento, Breuer inventou sua catarse, ou terapia da conversa. Freud tornou-se tão fascinado por este caso que seguiu detalhadamente por muitos anos, e mais tarde começou a usar este “tratamento catártico” sob o ensino de Breuer. O tratamento de Breuer de Anna O. foi o primeiro exemplo moderno da psicoterapia profunda por um longo período de tempo. Em 1893 Breuer e Freud somaram suas explorações num texto "Sobre o mecanismo Psíquico dos Fenômenos Histéricos", e em 1895 “surge” uma nova forma de psicoterapia em “Estudos Sobre Histeria”. Em 1896 Breuer e Freud separaram-se e nunca mais se falaram. Pareceu haver desacordos sobre a questão da realidade das memórias dos pacientes terem sido seduzidos na infância. Porém, apesar das diferenças entre os dois homens, suas famílias mantiveram contato próximo.

Breuer foi um homem de interesses culturais muito grandes, amigo dos maiores intelectuais da época. Entre seus amigos estava Ernst Mach, que conheceu na época do seu trabalho com labirinto. Apesar da sua atividade como fisiologista e prático clínico, Breuer também era profundamente interessado por filosofia e a fundação teórica do Darwinismo. Seu slogan era "suum esse conservare"- preservação mental e da natureza do indivíduo. Breuer foi considerado um dos melhores médicos e cientistas de Viena, e ele era médico de muito dos professores da faculdade de medicina, assim como de Sigmund Freud e do primeiro ministro da Hungria. Ele foi eleito pela Academia de Viana de Ciência (Viennese Academy of Science) em 1894 pela nominação dos três dos mais distintos membros: o médico Ernst Mach e os fisiologistas Ewald Hering e Sigmund Exner. Em 1894 ele foi apontado como Membro Correspondente da Academia Imperial de Ciências. Ao todo, Breuer publicou aproximadamente vinte artigos em fisiologia num período de quarenta anos.

Nenhum comentário: