quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Conteúdo

Dados Biográficos:

Josef Breuer, um austríaco nascido em Viena em 15 de janeiro de 1842 e falecido em 20 de dezembro de 1925 na mesma cidade, era filho de Leopold Breuer (1791-1872), um judeu liberal professor de religião em Viena, e Bertha Semler, que morreu em um parto quando ele tinha apenas quatro anos de idade. Após a morte se sua mãe, Breuer passou a ser criado pela avó materna.

Quando tinha oito anos, Breuer entrou no Ginásio Acadêmico de Viena, onde passou para a Abitur – graduação para o colegial – em 1858. Permaneceu durante um ano na Universidade de Viena para estudos gerais antes de entrar na universidade médica em 1859, se formando em 1864. Após defender sua tese de doutorado em 1867 e ser premiado com o titulo Privat-Dozent, Breuer imediatamente tornou-se assistente do internista Johann Ritter Von Oppolzer (1808-1871) na clínica médica em Viena, o Instituto de Psicologia (Institute of Physiology), dirigido por Ernst Von Brüke.

Foi neste contexto que, em 1880, ele conheceu Freud, 14 anos mais novo do que ele. A relação entre Freud e Breuer foi bem característica dos laços que Freud iria estabelecer durante aqueles anos e até mais tarde – uma mistura de dependência, admiração e competição. Breuer teve um papel paternal para Freud, até mesmo financiando seu colega mais novo nos anos que estabelecia sua vida familiar. O caso de Anna O., tratado por Breuer, seria a fonte de publicações como a famosa “Estudos Sobre a Histeria” (Studies on Hysteria), em 1895. Com a publicação deste livro, marcando os desacordos teóricos entre os dois homens, a relação entre Breuer e Freud foi quebrada. Muitos anos depois, após a morte de Breuer, Freud foi profundamente intencionado a aprender, de um amigo em comum, que Breuer tinha acompanhado simpaticamente a evolução da sua vida e carreira.

Em 1868, Breuer casou-se com Matilda Altmann, que deu a luz cinco filhos: Robert, Bertha (nome dado em homenagem à mãe do Dr. Breuer) Hammerschlag, Margaret Schiff, Hans e Dora. Quando Oppolzer morreu em 1871, Breuer desistiu da sua assistência e entrou na prática privada, ao passo em que conduzia pesquisas em sua casa. Ele foi eleito pela Academia de Viana de Ciência em 1894 pela nominação dos três membros mais distintos: o médico Ernst Mach e os fisiologistas Ewald Hering e Sigmund Exner. Em 1894 foi apontado como Membro Correspondente da Academia Imperial de Ciências.

Sua filha Dora cometeu suicídio para não ser deportada pelos alemães. A neta de Breuer Hanna Schiff foi assassinada pelos nazistas. Os restantes dos seus descendentes vivem na Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.

Nenhum comentário: